A Federação de Judô do Estado do Tocantins (Fejet), em parceria com a Federação Tocantinense de Desporto Escolar (FTDE), organizou, nesta quarta-feira, 15, a Seletiva Estadual do Gymnasíade 2022. Realizada em Palmas, a competição envolveu judocas tocantinenses da classe Sub-18 e determinou a equipe que irá representar o Estado na etapa nacional do evento multiesportivo escolar, previsto para ocorrer entre os dias 7 e 26 de março, em Aracajú, capital de Sergipe.
Após a Seletiva, foram definidos como representantes do Tocantins no Gymnasíade as atletas Ana Lyvia Alves Dionizio de Santana [peso meio-leve; -48 kg]; Maria Eduarda Borges da Silva Ramos [leve; -52 kg]; Maria Vitoria Colins da Silva [meio-médio; -57 kg]; e Eva Jheovanna Morais Barros Soares [pesado; +70 kg]; além dos atletas Mathews Phellyppe Mendonça e Lima [peso meio-leve; -60 kg]; Raimundo Araújo de Moura [Leve; -66kg]; e Filipe dos Santos Araujo [meio-médio; -73kg].
Conforme previsto no regulamento da seletiva estadual, só puderam disputar as vagas judocas nascidos nos anos de 2004, 2005 ou 2006 e que fossem, no mínimo, Yonkyu; ou seja, graduados na faixa laranja. As lutas aconteceram na sede do Dojô Judô Nipo, na Quadra 301 Norte, Avenida Teotônio Segurado, Lote 4,em Palmas.